A Powerwave Technologies Inc., por ser uma das poucas companhias nas Américas, especializada em prover soluções de cobertura sem fio, com produtos próprios de alta tecnologia, foi eleita em 2008, como responsável pela Implantação, Operação e Manutenção do Sistema Multi-operadoras de Telefonia Móvel Celular dentro das dependências da companhia Metropolitana de São Paulo – Metrô SP, como integradora completa do sistema (turn-key), incluindo:
- serviços de projetos de predição de cobertura com alta qualidade;
- projetos e programas de gestão;
- implantação completa do sistema;
- operação, monitoramento, manutenção e garantia do sistema.
O objetivo do projeto foi garantir a Cobertura Indoor de sinal de telefonia móvel em todas a linhas do Metrô, incluindo as plataformas de embarque, túneis de acesso, túneis de interligação entre estações e áreas operacionais, como também o interior dos trens, conforme premissas de cobertura e qualidade definidas pelas Operadoras.
A Powerwave forneceu a solução tecnológica completa, incluindo toda a linha de equipamentos próprios e todos os serviços de implantação e gerenciamento de redes, e ainda assumiu toda a responsabilidade operacional, assim como as atividades de supervisão de todo o sistema. O projeto tornou-se referência de qualidade no mercado mundial.
A supervisão remota do sistema é realizada através do software NetWay Vision, instalado e operado pelo Network Operations Center Brasil – NOC Brasil, de propriedade da Powerwave Brasil.
A Powerwave Brasil também opera o sistema de detecção de falhas, monitorando remotamente os dispositivos do sistema, através da obtenção de dados em tempo real via SNMP, e-mail ou ICMP. Ao detectar uma falha, os técnicos do NOC Brasil abrem um chamado via sistema com a identificação do incidente.
A solução implementada e denominada NetWay Vision cumpre com seu objetivo principal, que é a redução de despesas operacionais, permitindo o gerenciamento remoto dos elementos da rede, tais como: repetidores, antenas e equipamentos auxiliares.
Além da implantação do sistema, o escopo de fornecimento incluiu:
- Network Operation Center (NOC Brazil) com monitoramento de rede;
- Suporte Técnico via E-mail e Telefone;
- Agendamento Proativo para a Manutenção de Rede;
- Suporte Técnico On-site;
- Programa de Manutenção Preventiva;
- Garantia de Disponibilidade de material;
- Detecção remota de falhas na rede em tempo real, via SNMP;
- Análise de problemas em tempo real;
- Solução remota para a rápida implementação de correções;
- Geração automática de chamados (via Arrow Assist Ticketing) com interação automática com a equipe de campo;
- Direcionamento e coordenação das atividades em campo para resolução de problemas;
- Substituição de passivos, calibração e ajustes, troca de cabos, conectores e demais passivos;
- Limpeza Interna e Externa.